Home » Carreira » 10 HABILIDADES QUE JOVENS PROFISSIONAIS DEVERIAM TER – OU CULTIVAR A PARTIR DE AGORA

10 HABILIDADES QUE JOVENS PROFISSIONAIS DEVERIAM TER – OU CULTIVAR A PARTIR DE AGORA

Metas ; realização ; obtenção de resultados ; carreira ; promoção ;  sucesso ;  (Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

O SUCESSO DEPENDE DE ALGUMAS ATITUDES A SEREM CONSIDERADAS DESDE O INÍCIO DA CARREIRA

Quem ainda é jovem e está começando sua carreira nem sempre conta com dicas eficientes de profissionais sêniores. Pensando nisso, o Fórum Econômico Mundial, em parceria com o Business Insider, fez um levantamento de habilidades que os jovens deveriam considerar para desenvolver sua carreira. O ponto de partida foram os depoimentos escritos por vários profissionais sobre suas experiências e visão desta etapa da vida no site Quora.

Seja honesto

A primeira coisa a fazer quando se atrasar para uma reunião não é encontrar uma desculpa. Seja sincero. Michael Hoffman conta sua experiência no Quota: “‘Eu planejei meu horário de forma errada’ é cem vezes melhor que arriscar sua integridade culpando o tráfego.”

Receba bem as críticas

Aceitar considerações ruins sobre o seu desempenho pode não ser fácil e, muitas vezes, leva a ressentimento pessoal com aquele que se posicionou contra suas ações. “Para ter sucesso na vida você deveria sempre aceitar críticas, respondê-las positivamente e nunca pensar mal de quem apontam seus erros”, diz Abhinav Gupta no Quora.

Saiba começar uma conversa interessante

A experiência de Deepak Mehta mostrou a ele o valor de buscar sempre um assunto interessante para discussão entre colegas. “A capacidade de ter uma boa conversa é provavelmente a habilidade mais subestimada”, escreveu ele. Com essa atitude, diz, abre-se o caminho para ter amigos, bons contatos e até mesmo novas visões sobre fatos antigos.

Aprenda a pedir pelas coisas que você quer

Se você deseja um aumento de salário, uma promoção ou mesmo a oportunidade de trabalhar em determinado projeto, é provável que tenha de levar seu pedido a um superior. Segundo um profissional que preferiu não se identificar no Quora, uma boa maneira de se sentir à vontade com a situação é praticá-la em ambientes fora do local de trabalho como, por exemplo, pedindo descontos ao comprar verduras e frutas em quitandas ou na feira. “Quanto mais você se coloca em situações desconfortáveis, maior a chance de perceber que elas não são tão desconfortáveis assim”, afirmou.

Mantenha suas promessas

Dizer ao seu chefe que irá realizar alguma tarefa equivale a uma promessa que deve ser cumprida. “Se quebrar suas promessas, as pessoas perderão a confiança em você, o que, com o tempo, será difícil de recuperar”, disse Michael Hoffman.

Comunique-se de forma eficiente

Aprimorar fala e escrita é importante, seja para escrever um e-mail aos colegas ou para participar de uma reunião. Um profissional que não se identificou no Quora dá uma dica: “Durante sua próxima reunião, resista a falar sobre sua ideia ou opinião de forma espontânea. Ao invés disso, conte até cinco, e se você ainda acreditar que tem algo a acrescentar, fale.”

Aprenda a ser forte

Aproveite a idade que tem. Jovens têm maior tempo pela frente e menor responsabilidade, então podem se dar ao luxo de errar, voltar atrás e arriscar, segundo Carolyn Cho. “A vida é cheia de desafios. Os vinte e poucos anos é um ótimo período para começar a ensinar a si mesmo como enfrentar tanto as alegrias como os contratempos da vida”, disse ela.

Tenha boas maneiras à mesa

“Muitas entrevistas são feitas durante refeições”, disse Drew Pavilonis no Quora. Maus hábitos, portanto, podem pesar contra você. “Mastigar fazendo barulho, comer de boca aberta, lamber seus dedos ou talheres e colocar os cotovelos sobre a mesa só mostram sua falta de boas maneiras e habilidades de convívio social.”

Saiba lidar com sua raiva

A raiva deve ser canalizada em ações criativas e não despejada nas pessoas ao seu redor, segundo Syed Muswair Abbas Rizvi. “Sua raiva pode levá-lo a fazer coisas impensáveis se você aprender a arte de usá-la a seu favor.”

Viva dentro dos limites de seu orçamento

“Luxo é bom apenas se você pode pagar por ele”, ensina Carolyn Cho. A questão é que todos devemos ter cuidado com nossos gastos. “Não seja escravo de um estilo de vida que não irá durar. Aprenda a economizar e, com o tempo, terá o suficiente para comprar alguns objetos do desejo.”

 

 

 

Fonte: Época Negócios