Home » Empreendedorismo » 13 aplicativos que organizam as contas de qualquer negócio

13 aplicativos que organizam as contas de qualquer negócio

Quer abrir um negócio, mas acha difícil cuidar do orçamento? Veja alguns aplicativos que empreendedores estabelecidos usam para essa tarefa:

1. Contas na palma da mão

A área de finanças é uma das mais complicadas dentro de uma empresa. Poucos empreendedores sabem as contas que devem fazer antes de abrir um negócio, e sabem menos ainda como controlar o orçamento empresarial ao longo da operação. Para facilitar o trabalho, alguns donos de negócio fazem uso de ferramentas digitais – sejam softwares em versão web ou aplicativos para smartphone. EXAME.com selecionou os programas mais usados por eles, explicando para qual objetivo financeiro cada serviço funciona. Navegue pelos slides acima e confira quais são os 13 aplicativos que os empreendedores usam para organizar as contas dos seus negócios

2. 1 — Asaas

 

3. 2 — Bling

(Reprodução/Bling)

O Bling é um sistema de gestão online de empresas: por meio dele, é possível organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças. Outro diferencial é que ele possui integração com diversas plataformas de e-commerce, o que facilita o cadastro das informações. José Rodrigues, CEO da franquia Guia-se Consultoria em Negócios pela Internet, diz repassar o uso do Bling aos seus franqueados por conta da simplicidade do sistema. “Ele auxilia nossos franqueados a controlar o fluxo de caixa e a fazer o gerenciamento da franquia por meio de balanços e relatórios. Além disso, o Bling tem integração com e-commerces.” O Bling possui as versões gratuita, Cromo (25 reais por mês), Cobalto (50 reais por mês), Titânio (100 reais por mês) e Platina (300 reais por mês). O Bling está disponível para desktop e para Android.

 

4. 3 — ContaAzul

(Reprodução)

O ContaAzul é um software de gestão para micro e pequenas empresas bem conhecido, que inclui funções como controle financeiro, de vendas e de estoques. A ferramenta recebeu um aporte em fevereiro do ano passado. O serviço permite fazer controles financeiros e de estoque, integrar a conta bancária e importar informações, emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, enviar recibos, proposta e contratos e ver relatórios do seu negócio. Dois empreendedores ouvidos destacam como a ferramenta se adequa aos setores de seus empreendimentos. “Utilizo o aplicativo porque é o que apresenta melhor custo-benefício do mercado para o nosso segmento”, afirma Lucas Prim, cofundador da startup SumOne, que oferece soluções para o varejo. “Sendo um marketplace, nosso negócio exige um controle preciso dos repasses aos parceiros. No Conta Azul, podemos colocar na tela inicial o que é prioridade dentro da programação de pagamentos”, completa Danilo Melo, co-fundador do site de compra de carnes LikeChurras. Outro benefício ressaltado é a possibilidade de integrar contas bancárias ao ContaAzul. “Ele atualiza sozinho os extratos, vinculando-os ao nosso sistema financeiro. Isso ajuda muito na hora de verificar os recebimentos e pagamentos realizados, além de gerar relatórios de fluxo de caixa e de resultados, que são fundamentais para garantirmos a saúde financeira da empresa”, explica Victor Canô, CEO da empresa de tecnologia em mídia Cazamba. Por fim, Rafael Damasceno, CEO da empresa de conversão de visitantes na web Supersonic, ressalta a possibilidade de acessar o serviço de qualquer lugar. “Como somos uma empresa remota, o fato de o ContaAzul ser 100% na nuvem é algo fundamental para nosso time. Afinal, somos várias pessoas usando a ferramenta, ao mesmo tempo, de cidades e aparelhos diferentes.” Os planos variam de 29 reais a 299 reais por mês, dependendo da escala da empresa. O ContaAzul está disponível para desktop, Android e iOS. Leia mais sobre o ContaAzul.

 

5. 4 — Contabilizei

(Reprodução/Google Play/Contabilizei)

O Contabilizei é direcionado para os empreendedores que buscam cumprir obrigações legais e financeiras da sua empresa, mas por preços reduzidos. A empresa recebeu um aporte em junho do ano passado. O serviço de contabilidade online permite importar e exportar notas fiscais e também gerar e pagar guias de imposto. Assim, a ideia é que o empreendedor consiga estar regularizado com a Receita Federal e com a Prefeitura com menos esforço. “Os principais motivos que levaram minha empresa a usar o Contabilizei foram ferramentas contábeis melhores do que as anteriores, relatórios contábeis e balanço patrimonial instantâneos e um preço abaixo da média pelo serviço”, afirma Rodrigo Scotti, fundador da empresa de inteligência artificial Nama. É possível simular a mensalidade que sua empresa pagará pelo próprio site em que o serviço pode ser acessado. O Contabilizei está disponível para desktop e Android.

 

6. 5 — Expensify

(Reprodução)

O Expensify é mais um serviço muito conhecido para organizar as finanças. Ele permite que o usuário importe gastos por meio de sua conta bancária ou manualmente, inclusive tirando fotos de notas fiscais. Também é possível criar relatórios financeiros e pedir reembolsos por serviços como o PayPal. Para os empreendedores, o aplicativo organiza palestras online sobre como usar a ferramenta para gerir pequenos negócios. Para Herlan Antunes, gerente no Brasil do aplicativo europeu de transporte público Trafi, o Expensify foi importante justamente pelo fato de a empresa ser internacional. “Um dos grandes desafios para uma equipe que trabalha em escritórios internacionais é a gestão de gastos e reembolso. Cada país possui uma moeda diferente e o processo de guardar recibos e produzir relatórios mensais acaba consumindo um tempo excessivo da equipe”, conta. “Conseguimos economizar e otimizar usando o Expensify. Basta fazer uma foto com os recibos e selecionar uma categoria de custo. O app se encarrega de fazer a conversão da moeda. Para facilitar a identificação de onde está a maior parte dos gastos realizado pela empresa, o Expensify automaticamente gera um relatório de custos no fim do mês.” Além da versão gratuita, há os modelos “Team” e “Corporate”, que custam cinco e nove dólares por usuário ativo no mês, respectivamente. O Expensify está disponível para desktop, AndroidiOS e Windows Phone.

 

7. 6 — GuiaBolso

(Divulgação)

O GuiaBolso é um serviço de controle financeiro que serve tanto empresas quanto pessoas físicas. É possível puxar automaticamente as receitas e despesas presentes no seu extrato bancário e categorizá-las. Assim, o empreendedor pode saber onde se concentram seus gastos e fazer um melhor planejamento financeiro – o Guia Bolso, inclusive, fez um artigo com dicas de controle de custo em negócios. A ferramenta também permite estabelecer metas por categoria e acompanhá-las ao longo do seu prazo de conclusão. Rafael Urbach, cofundador da plataforma de acompanhamento de avaliações de saúde Mundo dos Exames, diz gostar do GuiaBolso por conta da definição de orçamentos e de acompanhamento destes. “É fácil acompanhar as movimentações e transações, classificando as despesas em categorias.” “Por estar sincronizado com os bancos, o GuiaBolso permite que tenhamos o controle integral do fluxo financeiro da empresa. Isso nos fornece uma visão ponderada do cenário atual e do futuro”, completa Caio Bretones, CEO da desenvolvedora de aplicativos Mobile2you. Por fim, na consultoria TORO Investimentos, o GuiaBolso é usado tanto pela empresa quanto como indicações para os clientes. “O aplicativo, no fim, permite criar bons insights sobre como administrar melhor as finanças”, afirma Mehanna Mehanna, sócio-diretor da TORO Investimentos. O GuiaBolso é um aplicativo gratuito e está disponível para Android e iOS. Leia mais sobre o GuiaBolso.

 

8. 7 — Mint

(Reprodução)

O Mint é um aplicativo que controla quatro categorias principais de custo para as pequenas empresas: as despesas que só ocorrem uma vez, como o investimento inicial; as despesas fixas, como o aluguel; as despesas variáveis, como comissões para funcionários; e as despesas opcionais, como ter café para os clientes. O próprio site do aplicativo fez um artigo destacando como o Mint pode ser útil para pequenas empresas: “O dinheiro necessário para operar um pequeno negócio, especialmente no começo, pode ser exorbitante. Por isso, você precisa ter um orçamento para tudo”. Brian Requarth, fundador da plataforma de imóveis VivaReal, conta que usa o Mint para o controle financeiro fora do país. Em terras brasileiras, Requarth faz uso do Guia Bolso, que já vimos nesta galeria. “São duas plataformas que agregam informações de diversas instituições financeiras e que me permitem visualizar facilmente o fluxo de caixa, os investimentos e financiamentos de casa ou de carro, por exemplo”, explica o empreendedor. “Passei a otimizar o meu tempo ao visualizar tudo no Guia Bolso e no Mint. Eles fazem tudo parecer mais simples.” O Mint é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

 

9. 8 — Myfinance

(Reprodução/GooglePlay/Myfinance)

O MyFinance é um serviço de gestão financeira que permite realizar diversas tarefas da área, como ver contas a pagar e a receber, importar extratos bancários, emitir boletos e recibos e fazer um planejamento orçamentário empresarial. “Utilizamos esse aplicativo, principalmente, porque atende a todas as nossas necessidades de gestão financeira”, diz Antônio Miranda, CEO da marca de cupons Cuponomia. “Entre os recursos que nos atraem está o fato de que, alimentando o sistema de maneira correta, ele nos fornece diversos relatórios que auxiliam o nosso controle de caixa. Também há alertas de vencimento de contas e emissão de boletos.” São três planos mensais: Bronze (49,90), Silver (99,90) e Gold (149,90). É possível testar o serviço gratuitamente por 15 dias. O MyFinance está disponível para desktop, Android e iOS.

 

10. 9 — Nibo

(Reprodução/Google Play/Nibo)

O Nibo também é um software de gestão financeira: por meio dele, é possível realizar atividades como emissão de notas fiscais e boletos bancários, ver seu fluxo de caixa e interagir com seu contador de forma mais ágil, integrando todos os documentos necessários na plataforma. O principal diferencial do produto é sua boa usabilidade, segundo dois empreendedores ouvidos por EXAME.com. “Gosto da simplicidade do aplicativo e dos relatórios de gestão. Ele dá bastante transparência ao processo de ver contas a pagar e a receber”, diz Mario Scheel, co-fundador da digitalizadora de documentos empresariais McFile. Além do controle de receitas e despesas, Jorge Pacheco, fundador do coworking Plug, também ressalta a possibilidade de criar diferentes perfis de acesso às informações. “Assim, organizamos as informações financeiras dentro dos times de acordo com a responsabilidade de cada um.” O preço do Nibo para empresas parte de 59 reais por mês. É possível testar o serviço gratuitamente por 14 dias. O Nibo está disponível na versão desktop e para iOS.

 

11. 10 — Organizze

(Reprodução/Organizze)

O Organizze também tem como missão ajudar a organização das contas dos empreendimentos. O seu ponto de maior atenção é o “fluxo de caixa inteligente”: é possível organizar contas e receitas por categoria, gerenciar diversas contas bancárias e ratear orçamentos para cada área da empresa.  O Organizze também emite notas fiscais, gera relatórios, cadastra clientes e fornecedores e permite criar e enviar propostas de negociação. “Ele possui um sistema de importação dos dados bancários e conseguimos fazer a conciliação de todas as contas em uma visão única”, conta Gustavo Silva, fundador da plataforma de alimentação e saúde NutriSoft. “Também possui uma versão em aplicativo, o que nos ajuda a controlar as despesas e receitas fora do escritório.” O serviço possui tanto uma versão gratuita, chamada de Plano Básico, quanto o Plano Mais, que custa oito reais por mês. O Organizze está disponível para desktopAndroid e iOS.

 

12. 11 — Qipu

(Reprodução)

Lançado pelo Sebrae e pelo Buscapé, o Qipu é uma ferramenta que ajuda a controlar as obrigações das microempresas, mandando alertas sobre contribuições fiscais, sobre a arrecadação do microempreendedor ou sobre os benefícios a que ele tem direito. Patrice Lamiral, sócio da consultoria de marketing Skuad, destaca quais serviços do Qipu ele mais usa. “Entre os recursos mais úteis do aplicativo, eu destacaria a emissão de notas fiscais pelo aplicativo no celular e envio automático aos meus clientes cadastrados; o controle do fluxo de caixa e de gráficos de vendas e gastos, para ter uma visão da saúde financeira da empresa; a geração automatizada das guias de impostos; e avisos para não perder nenhuma data importante.” “Fiquei surpreso com a excelente qualidade e disponibilidade do atendimento. Sempre que tenho alguma dúvida sou atendido rapidamente e de forma bem objetiva e transparente, algo que sentia muita falta com prestadores de serviços anteriores.” O aplicativo é gratuito e está disponível para desktop, Android, iOS e Windows Phone. Leia mais sobre o Qipu.

 

13. 12 — Superlógica

(Reprodução/Superlógica)

O Superlógica é um sistema de gestão financeira que se diferencia pelo seu atendimento a empresas de serviço recorrente. Alguns dos clientes atendidos são assinaturas, condomínios, centros de cursos e escolas, imobiliárias e empresas de comunicação visual. Alfredo Soares, CEO da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce, diz que o Superlógica ajudou a reduzir a inadimplência da sua empresa de 30% para 8% dos clientes. “Acreditamos que a área de cobranças é fundamental nas empresas de serviços, principalmente em startups, que possuem uma estrutura mais enxuta.” O preço mensal para usar o software varia de acordo com o segmento da empresa e o tamanho dela. Os valores variam de 112,42 reais (gestão de assinaturas para startups) até 3,5 mil reais (plano Enterprise III para imobiliárias). O Superlógica está disponível para desktop, mas possui uma loja de aplicativos para que o empreendedor baixe programas que complementem o serviço inicial.

 

14. 13 — Tiny ERP

(Reprodução/Google Play/Tiny ERP)

O Tiny ERP é um sistema que automatiza rotinas empresariais, priorizando apenas as atividades mais essenciais para uma micro e pequena empresa. Algumas áreas trabalhadas são suprimentos, vendas, notas fiscais e finanças. Com isso, o empreendedor possui mais tempo para pensar mais em estratégia e menos em microgerenciamento. “Escolhemos a Tiny ERP porque eles disponibilizam várias operações em um único sistema, passando desde funções relacionadas ao suprimento até o quesito financeiro”, explica Felipe Dubau, sócio fundador da Light Chef, empresa de delivery de comida saudável congelada. “Entre as aplicações mais atrativas para nós estão o cálculo automático dos impostos; o controle de contas a receber, contas a pagar e caixa; e a emissão de notas fiscais e balanços.” Os planos mensais do Tiny ERP são quatro: Iniciante (50 reais), Básico (100 reais), Essencial (200 reais) e Grande (500 reais). Também há planos semestrais e anuais. É possível testar o serviço por 30 dias. O Tiny ERP está disponível para desktop e Android.

Fonte: Exame