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4 lições que seu negócio pode aprender com a Disneylandia

Disney

O mundo encantado da Disney, em Orlando, completou 60 anos em 2015 e continua atraindo milhões de fãs – muitos deles brasileiros.

Qual o segredo de tanto sucesso? A empreendedora americana Susan Solovic, especialista em pequenos negócios, pensou sobre isso e chegou à conclusão de que o parque idealizado por Walt Disney pode ensinar muitos empreendedores a terem sucesso também.

Segundo ela escreveu para o site Entrepeneur, a Disneylândia tem ao menos quatro lições valiosas para ensinar. Veja:

1 – Os funcionários são tratados como parte de um elenco

Todos os que trabalham no parque da Disney são considerados membros de um elenco. O que isso significa? “Como membro do elenco, o empregado sabe que sua performance é acompanhada pelo ‘público’ o tempo todo. Há uma imagem a ser mantida”, afirma Solovic.

2 – Mudanças o tempo todo

Quando o parque foi inaugurado, em julho de 1955, Walt Disney afirmou: “A Disneyândia nunca estará completa”. Essa filosofia continua viva até hoje, com atrações extintas e criadas a todo momento.
Para Solovic, a frase continua direcionando a administração do parque até hoje, o que mostra que “não são necessárias 50 páginas detalhadas para manter uma organização caminhando para frente”.

3 – Atenção ao detalhe

Uma das características do parque é o capricho e a atenção a cada detalhe, da elaboração das atrações à limpeza e cada esquina. “É claro que essa atenção ao detalhe nas várias atrações elo parque é o que faz com que os visitantes se apaixonem pela experiência”, afirma a especialista.

4 – O poder da marca

A Disney é uma das marcas mais valiosas do mundo e, segundo Solovic, isso se deve à capacidade de seu fundador de transmitir sua visão e seus valores.

Por isso, quando alguém se depara com algo da marca Disney, tende a ter os mesmos bons sentimentos que experimentou num dos parques da empresa. “Nós transferimos o comprometimento com excelência da Disneylândia para qualquer produto que carregue a mesma marca”, analisa.

“Se você tem uma visão clara consegue comunicá-la, você pode efetivamente liderar seu pequeno negócio para o futuro”, conclui.

 

 

 

Fonte: EXAME