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5 dicas para sua empresa não fazer nada errado nas redes sociais

Redes sociais: é preciso ter uma equipe para interagir com seu público (Foto: Divulgação )

Gestão de redes sociais deve ser profissionalizada (Foto: Divulgação )

Especialistas apontam como uma empresa pode ficar longe dos problemas que trazem exposição negativa

Nas últimas semanas, o bar paulistano Quitandinha vem sendo um dos principais assuntos das redes sociais. Alvo de reclamações em um post do Facebook, o caso traz novamente à tona uma importante questão para os empreendedores: como lidar com as redes sociais de uma pequena empresa?

Na publicação, além de relatar o assédio que sofreu dentro do bar, a estudante Júlia Velo também criticou a atitude da equipe de atendimento. Com mais de 40 mil compartilhamentos, o post “viralizou” nas redes sociais. O caso não parou por aí: o perfil oficial do Quitandinha se defendeu, dizendo que não tinha culpa pelo fato.

Depois disso, os donos do bar ainda publicaram um vídeo com gravações internas do estabecimento contestando a história contada pela jovem.

O caso, independentemente do seu fim, ensina uma lição para os empreendedores: a gestão das mídias sociais da empresa deve receber atenção completa. “As redes não são só mais um canal de entretenimento, elas devem ser cuidadas por profissionais”, afirma Mônica Lobenschuss, diretora da Social Lounge, rede voltada para o marketing digital.

Eduardo Pugnali, consultor do Sebrae-SP, vai mais longe: o empreendimento pode até não estar nas redes, mas os seus clientes vão levá-lo para lá. “O empreendedor tem que ficar de olho no que dizem sobre o seu negócio”.

Além dessas recomendações, os dois especialistas elencaram outras dicas de gestão para as redes sociais da sua empresa.

Confira abaixo:

1. Crie uma estrutura
Caso o empreendedor decida promover sua empresas nas redes sociais, ele deve se estruturar. “Elas servem praticamente como um serviço ao atendimento online”, diz Pugnali. Por isso ele deve planejar o que pretende dizer com muito cuidado e se preparar para lidar diretamente com o público.

2. O segredo é o conteúdo
Para ser relevante, a rede deve produzir muito conteúdo. Mas o empreendedor deve tomar cuidado para não inflar suas redes com propagandas dos produtos. “Uma loja de vinhos deve dar dicas de comidas que caem bem com o produto e esclarecer dúvidas dos seus clientes,” afirma o consultor do Sebrae. Para Mônica, essa é uma oportunidade de atrair novos clientes em um mercado em crescimento. “O Brasil é dos países que mais fica online no mundo.”

3. Investimento bem planejado
Quem está pensando em investir nas redes sociais deve fazer um bom planejamento. Na internet, dinheiro não representa tudo. “Não faz diferença alguma colocar toda a grana do mundo se não tiver produção de conteúdo diversificada e uma base boa de clientes” diz Pagnali. Segundo o consultor, a internet ainda é uma grande saída para quem quer gastar pouco e obter bons resultados. “Eu acho muito democrático, porque ainda é um investimento baixo. Qualquer empresa pode apostar nesse canal”, afirma Mônica.

4. Assuma o erro
Caso sua empresa se encontre em uma situação de crise – como a do caso Quitandinha – os dois especialistas sugerem assumir o erro, pedir desculpas e, inclusive, oferecer bonificações para os clientes envolvidos. “Não tem como voltar atrás, apenas parar e recomeçar. Minimizar o prejuízo. Enfrentamento deve ficar para os advogados”, diz Mônica.

5. Profissionalize a gestão das redes
A dica base dos dois especialistas é deixar essa importante área nas mãos de quem entende: um profissional especializado. Como muitos casos mostram, um erro na gestão das redes pode custar bem caro. “São profissionais capazes de criar planos de ação mais eficazes, focados no uso da internet a favor do negócio”, afirma a diretora da Social Lounge.

 

 

Fonte:Pequenas empresas e Grandes Negócios