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8 maneiras de usar a realidade virtual no marketing da sua empresa

A realidade virtual (RV) saiu da ficção científica para se tornar uma das maiores tendências do mercado tecnológico. Nomes como Oculus Rift, Google Cardboard, HoloLens, Gear VR, PlayStation VR e HTC Vive já caíram na boca do povo e geram muita curiosidade por onde passam.

Apesar dos games serem a principal aposta das empresas no campo da realidade virtual, as possibilidades de aplicação desse tipo de tecnologia são extremamente amplas: educação, saúde, engenharia, uso militar, varejo, entretenimento, e assim por diante.

Entre consumidores comuns, empresas e setor público, estima-se que dentro de oito anos ela movimente cerca de US$ 35 bilhões. Apenas em 2016, é esperado que produtos de RV gerem US$ 2,3 bilhões em receitas.

Como já era de se imaginar, líderes de diversos setores estão apostando na produção de conteúdo em RV para alavancar a tecnologia a fim de deslumbrar seus clientes, se destacar na mídia e ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes mais cautelosos e não tão ousados.

As grandes marcas têm sido as primeiras a mostrar seu interesse na realidade virtual em campanhas de marketing. Na verdade, o fato delas possuírem os bolsos mais cheios conta bastante nesse pioneirismo, uma vez que a produção deste tipo de conteúdo ainda não é tão acessível. É preciso driblar alguns obstáculos que vão além de hardware e software, como a falta de exemplos práticos e experiência de profissionais na área, que ainda é considerada muito nova.

No entanto, com o avanço e a provável popularização das tecnologias de RV, é fácil imaginar que, em breve, empresas de menor porte e marcas de nicho apostarão neste tipo de conteúdo para suas campanhas. Enquanto isso não acontece, vamos conhecer exemplos de grandes marcas que estão testando os limites da realidade virtual em suas estratégias de marketing:

1. Volvo

Graças ao aplicativo Volvo Reality, os consumidores podem fazer um test drive no SUV de luxo Volvo XC90 sem sair do conforto de suas casas. Esse é considerado o primeiro test drive totalmente imersivo, que precisa apenas de um smartphone e um Google Cardboard de papelão para acontecer.

O app combina imagens do interior do veículo com filmagens do trecho de uma estrada em Vancouver, no Canadá, o que permite ao utilizador simular uma pequena viagem como se realmente estivesse dentro do carro.

O Volvo Reality é gratuito e está disponível para download na App Store e na Google Play.

 2. Topshop
Os grandes e concorridos eventos de moda costumam reunir um público seleto, garantindo o clima de exclusividade que o segmento tanto gosta. Isso significa que a maioria dos consumidores diretos das marcas não têm acesso aos principais eventos de marketing de moda: os desfiles. Para tentar mudar esse cenário (ou quase isso), a Topshop foi uma das marcas que inovou e apostou na realidade virtual para levar a experiência de um convidado VIP da Semana de Moda de Londres para os meros mortais.  A primeira experiência aconteceu ainda em 2014, quando a marca usou headsets como o Google Cardboard e o Oculus Rift para mostrar imagens em 360º capturadas diretamente da primeira fila do evento e também dos bastidores. A experiência da Topshop foi premiada como o Projeto do Ano no BT Retail Week Technology Awards 2014. Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
3. Dior
Ainda no segmento da moda, outra marca que adotou a imersão do conteúdo em realidade virtual foi a Dior. No ano passado, a empresa apostou em seus próprios headsets de RV, o Dior Eyes, que permitiu aos seus clientes visualizar os bastidores do seu desfile em Paris enquanto visitavam suas lojas.Matéria completa:

http://corporate.canaltech.com.br/materia/marketing/realidade-virtual-como-estrategia-de-marketing-65881/

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