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As 100 empresas mais influentes da Ibero-América

Se você reunir um grupo de pessoas e pedir para que façam uma lista das marcas mais influentes que conhecem, isso será uma tarefa muito fácil. Elas dirão, uma atrás da outra, um grupo de marcas em que a maioria está de acordo.

Entretanto, o problema surge quando você pede ao mesmo grupo de pessoas que digam o que é influência. Pessoas pensativas e mais dúvida do que consensos seria a tendência.

Dado este cenário, o Comitê Global de Estratégia de DDB Worldwide se propôs a definir os fatores que fazem com que uma marca possa se considerar influente, o que resultou no ranking “Influence Score” que avaliou mais de 1.500 marcas da região, incluindo marcas locais, multilatinas e globais.

Cada uma delas recebeu um Influence Score (IS) que é resultado da combinação da Influência Expressada e da Influência Inferida, assim como dos fatores que integram cada uma delas que vão desde o propósito, inovação, popularidade, recomendação, adaptabilidade e compromisso social até o monitoramento nas redes sociais.

A nível ibero-americano, Google se encontra liderando o ranking, seguida pela Apple e Coca-Cola.

De acordo com Juan Carlos Ortiz, presidente do grupo DDB Latina, “em todos os países, Google, Facebook, Apple, Twitter e Samsung estão nos primeiros lugares. Isso quer dizer que a influência hoje vem da tecnologia. Nós insistimos muito a nossos clientes que hoje devem transformar a experiência da marca e isso quer dizer se inspirar mais nas linguagens digitais”.

1. Google

Google alcança o primeiro lugar em todos os países da América Latina e Espanha. Em muitos dos mercados ele chega a marcar uma distância muito relevante da segunda marca. O mais interessante é que seu forte está sobretudo na influência expressada.

Há uma coincidência nos fatores que as pessoas consideram ser o que dá a influência da Google: é uma marca que se fala cada vez mais e é uma marca que sempre traz inovação. Há um consenso entre os consumidores que esses são os dois fatores fundamentais que fazem a fazem a marca mais influente da região e, certamente, do mundo. O fator que a Google necessitaria fortalecer seria a responsabilidade social. Ainda que esteja acima de 60% de todos os casos, se tivesse que ter algum defeito, sem dúvida seria esse.

Em relação à influência inferida, ou seja, aquela que se obtém com a análise da presença em espaços digitais, é superada em alguns casos por alguns de seus competidores do mundo digital como Facebook ou Twitter em alguns países. O mais importante que faz com que o Google seja líder é sua presença em todos os espaços digitais com menções sobre suas novidades, o conteúdo que produz e as ferramentas que oferece.

2. Apple

A marca significa a reinvenção da telefonia celular, da indústria da música e dos computadores pessoais. A empresa mais valiosa do mundo é a segunda marca mais influente da Ibero-América. Em quase todos os mercados, ocupou um dos quatro primeiros lugares.

Seu forte principal é dado pela influência expressada. Os consumidores deram avaliações muito altas no critério relacionado à capacidade que a marca tem de se adaptar às mudanças que acontecem no mundo.

Em países como México, Brasil ou Chile, esta resposta em particular esteve entre as mais altas de todo o conjunto de marcas avaliado. Como a Google, seu tendão de Aquiles é a responsabilidade social. Da mesma forma, os consumidores não conseguem ver que a marca tem um propósito além do simples interesse em vender seus produtos ou serviços.

Em relação à influência inferida pela relação que as pessoas têm com a marca em espaços digitais, a Apple ganha em quase todos os critérios pelo número de menções que as pessoas fazem da própria marca, de seus produtos ou serviços.

3. Coca-Cola

Apesar dos enormes questionamentos relacionados com problemas de obesidade e a indiferença dos consumidores em um mundo marcados pelas preferências de estilo de vida saudável, a Coca-Cola segue sendo a marca mais tradicional das marcas influentes. O que a diferencia das marcas tecnológicas, no entanto, é que sua influência varia radicalmente entre os mercados. Enquanto que nos maiores mercados como Brasil, México, Argentina e Colômbia ela está entre as dez marcas mais influentes, em outros, como o do Chile, os consumidores a penalizam e fazem com que sua influência não esteja entre as primeiras 40 marcas do país.

O grande forte da Coca-Cola que a torna tão influente tem a ver com sua capacidade de inovação, e em mercados como Brasil, sua influência se dá pelo fato de que as pessoas a consideram uma marca muito presente nos meios de comunicação e redes sociais.

Para a influência inferida é uma marca muito destacada. Seus conteúdos de imagem e vídeo geram uma audiência muito ampla e alimentam uma conversa cada vez mais robusta.

4. Samsung

Uma das marcas líderes de tecnologia que conseguiu marcar presença nos bolsos de milhões de latino-americanos consegue gerar influência através principalmente da inovação. Esse é um fenômeno presente tanto na influência inferida (por exemplo, com o conteúdo gerado nos próprios canais da marca) assim como na influência expressada onde os consumidores a veem como uma das marcas líderes.

É uma das marcas que consegue pontuações altas na percepção de inovação. Os consumidores estão de acordo que é uma marca que sempre traz novas ideias que agregam valor a suas vidas.

Da mesma forma que sua rival Apple, o grande defeito é a responsabilidade social. Em países como Chile, a qualificação neste ponto está abaixo da média de todas as marcas do mercado. Isso faz com que o Chile seja o único mercado que a Samsung não faz parte das 10 marcas mais influentes. Em todos os demais países ela é uma das 8 marcas mais influentes.

5. Visa

A única marca da categoria financeira que consegue se classificar entre as primeiras 25 marcas mais influentes da região. Sem dúvida, sua posição varia radicalmente entre os mercados. Os dois maiores mercados da região, Brasil e México, fazem com que ela consiga uma posição privilegiada. No Brasil, é a terceira marca mais influente do país, enquanto que no México ocupa o oitavo lugar. No resto dos países, não chega a se classificar entre as 20 mais influentes.

Seu trabalho nas redes sociais e o patrocínio de grandes eventos esportivos no Brasil têm sido fundamentais em consolidar uma audiência que consome e segue seus conteúdos. O ponto mais forte desta marca está na confiança que ela gera. Em quase todos os mercado aparece pontuando no atributo “uma marca que recomendaria a amigos e familiares”, enquanto que suas tarefas pendentes para incrementar sua influência naqueles mercados onde ainda não consegue é a responsabilidade social e inovação.

6. Sony

A marca Sony, que por décadas foi líder em preferência e recordação na categoria de eletrodomésticos, assim como em conteúdos e entretenimentos, segue sendo considerada uma marca muito influente na região, apenas alguns pontos abaixo da Samsung. Sem dúvida, sua liderança em influência varia muito por mercado. Enquanto que no Brasil é a quarta marca mais influente do país, no México está na posição 24. Chile e Colômbia são mercados em que, assim como no Brasil, a empresa faz parte das 10 marcas mais influentes.

Seu grande forte parece estar construído principalmente sobre a qualidade e confiabilidade. Existe um consenso em praticamente todos os mercados em classificá-la como uma marca que “recomendaria a amigos e familiares”. Até seu ponto mais fraco tem a ver com a capacidade que tem para gerar conversação.

No Chile, particularmente ,se considera uma marca que hoje já não se fala tanto. Enquanto nas redes sociais, sua tarefa de influência parece pendente em alguns mercados como Argentina e México, onde se encontra em posições mais baixas que 30, demonstrando incapacidade de gerar presença entre usuários e influenciadores das redes sociais.
7. Adidas

A marca de roupa e acessórios esportivos chega a ser uma das primeiras marcas graças ao trabalho que realiza nas redes sociais e que lhe dão uma liderança em países como Brasil, onde é uma das 12 marcas mais influentes. Também vale a pena reconhecer sua liderança no Chile e Espanha onde se encontra entre as 20 mais influentes.

Na Espanha, a presença desta marca está ligada ao Real Madrid que resulta a ser a quinta marca mais influente do país.

Na influência expressada, os consumidores mostram seu vínculo com a Adidas principalmente em dois aspectos: obtém o desejo dos consumidores de recomendá-la e também a enxergam como uma marca inovadora e surpreendente.

Seu grande defeito é a responsabilidade social e a carência de uma proposta que vai além da venda de seus produtos.

8. Facebook

A mais nova das marcas entre o grupo das 10 mais influentes, que se popularizou na região há menos de uma década, chega a estar entre os primeiros lugares do ranking graças a relevância que ganhou na vida de todos. Não deve-se esquecer que Brasil e México, os dois maiores mercados da região, estão entre os 5 países com maior número de usuários do Facebook. Poucas marcas conseguem estar tão presentes na vida cotidiana dos cidadãos.

Deste modo, enquanto a influência inferida, o Facebook aparece em todos os casos com uma das dez marcas mais influentes. A influência expressada demonstra que os latinos enxergam o Facebook como uma marca que está crescendo em sua popularidade, particularmente assim se observa os colombianos e os mexicanos. Para os argentinos, espanhóis e chilenos, o grande valor da marca está na capacidade que tem de se adaptar a novas mudanças que o mundo vive.

9. Nike

O arquirrival da Adidas fica abaixo na liderança apenas no México, onde se situa como a marca número 13 do país; Colômbia, onde se situa na colocação 16; e na Argentina; onde está em 17. Em nenhum destes três países a Nike é patrocinadora da camisa da seleção nacional de futebol, mas ainda assim supera a Adidas no ranking.

O trabalho dos meios digitais é destacado, o que lhe deu uma audiência relevantes com influenciadores, meios de comunicação e consumidores finais.

Enquanto a influência expressada, em todos os mercados há consenso que a inovação é seu grande forte e a razão que explica sua influência.

O grande defeito, igual a Adidas, é a carência de um compromisso visível com ações de responsabilidade social.

10. Volkswagen

A única marca de automóveis que consegue se posicionar entre as dez primeiras demonstra a liderança em países da região como México, Brasil, Espanha ou Argentina onde está presente há décadas e onde está colocada como uma das primeiras 25 marcas.

A influência que tem parece ter sido afetada, pelo menos na América Latina, pelo escândalo do “dieselgate” ocorrido no ano anterior e que afetou as vendas e a reputação em todo o mundo. No entanto, é certo que os consumidores penalizam sua ação, sendo o item “é uma marca que não apenas busca vender, mas também ter um propósito que impacta a vida das pessoas” o que resulta ter uma das pontuações mais baixas. O mesmo ocorre com a variável “é uma marca socialmente responsável”.

Enquanto à influência inferida, é uma marca com alta interação com os consumidores em que se ve tanto o consumo do conteúdo como a interação com plataformas em todos os países, o que lhe ajuda definitivamente a consolidar uma posição acima no ranking.

 

 

 

Fonte: Administradores