Home » Carreira » Carreira: as 6 profissões que estarão em alta nos próximos anos

Carreira: as 6 profissões que estarão em alta nos próximos anos

Já viu " Um Senhor Estagiário", com Anne Hathaway? (Foto: Divulgação)

Já viu ” Um Senhor Estagiário”, com Anne Hathaway? (Foto: Divulgação)

Em alguns momentos você não saber o que quer fazer da vida? São tantas profissões e só dá pra escolher umazinha? E a crise? Será que meu cargo vai existir no futuro? Aí, no dia seguinte, tudo parece tão chato e você fica com raiva de não ter nascido com o dom de se contorcer toda para trabalhar no Cirque du Soleil? Bem-vinda a uma das questões mais estressantes da vida adulta… Uma mãozinha necessária é olhar pra áreas que vão contratar mais nos próximos anos. Claro que essa não deve ser sua única fonte de pesquisa. “O mais importante é ser bom naquilo que se faz. E o único jeito é gostando daquilo que se faz”, diz Manoela Costa, gerente executiva da Page Talent, empresa especializada em seleção de estagiários e trainees.

Uma pesquisa da Delphi Profuturo conversou com 112 especialistas em carreira para procurar entender onde estarão as oportunidades até 2020. Os resultados mostraram que cada vez mais a ênfase está na busca por qualidade de vida, preocupação com o meio ambiente e na inovação. “A forma que se trabalha não será como hoje. O co-working, trabalho compartilhado, tende a dominar o mercado”, acredita Manoela. A pesquisa também demonstrou essa mudança, concluindo que haverá uma diminuição dos postos de trabalho formais.
Confira, a seguir, a lista das seis carreiras mais promissoras até 2020. Quem sabe você não encontra sua paixão em uma delas?
1. Gerente de eco-relações: profissional que irá ajudar a desenvolver e melhorar programas ecológicos. O conceito da sustentabilidade já está forte e vai ficar ainda mais. A pressão pela busca de alternativas de baixo impacto ambiental vai precisar de gente especializada no tema. Lindo ganhar dinheiro e ainda salvar o planeta, não?
2. Chief Innovation Officer: o nome é um pouco difícil, mas a gente explica. É a pessoa que interage com todas as áreas de uma empresa para pesquisar, projetar e aplicar ações de inovação. A competitividade vai depender cada vez mais da capacidade de inovar, principalmente em desenvolvimento tecnológico, na educação dos funcionários e no desenvolvimento de novos conhecimentos.
3. Gerente de marketing pra e-commerce: esse é fácil de entender. É o profissional que cuida do desenvolvimento e da implementação de estratégias para vender produtos e serviços pela internet. Não é novidade que cada vez mais gente tem acesso à web, mas a compra on-line ainda tem muito o que crescer – e deve crescer. Pra ter sucesso nessa área, as empresas vão precisar investir em gente capacitada e focada em melhorar o atendimento ao consumidor e o serviço de entrega.
4. Conselheiro de aposentadoria: profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria dos clientes. Com a expectativa de vida crescendo, aumenta também o número de pessoas preocupadas em ter uma vida de qualidade depois de parar de trabalhar. Os especialistas vão ajudar a planejar a melhor hora para se aposentar, como poupar e investir para conseguir a renda desejada, etc.
5. Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho e educação continuada: responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização. O mais bacana é que essa tendência significa investir mais na formação das pessoas, procurando a longevidade profissional dentro da empresa.
6. Bioinformationists: cientistas que trabalharão com informação genética, dando suporte para desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas. O avanço tecnológico em biotecnologia, saúde e medicina vai depender cada vez mais de gente capacitada para transformar as novidades em negócios e aplicações rentáveis.

 

 

Fonnte: Revista Glamour