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Como aproveitar melhor eventos de networking

Eventos para fazer contatos — o famoso “networking” — não costumam ser o compromisso mais agradável da semana. Mas se você está planejando conseguir um novo emprego ou divulgar seu negócio, vale a pena comparecer em alguns deles. Rich Bellis, um editor da FastCompany, escreveu recentemente um artigo dando algumas dicas para que o networking se torne menos doloroso e mais produtivo.

1. Não saia distribuindo seu cartão

Algumas pessoas são profissionais: apertam sua mão e, no segundo seguinte, colocam um cartão sobre ela. Não seja assim. Ninguém ganha um prêmio por distribuir mais cartões. Quando se apresentar para alguém, fale sobre alguma coisa que não tem nada a ver com o trabalho. A ideia é criar conexões. Mais valem três conversas sólidas do que 30 cartões de pessoas que você mal conhece.

2. Compartilhe histórias, não fatos
Mesmo que você comece a conversa falando de coisas mais pessoais, em algum momento o assunto trabalho virá à tona. Cuidado para não cair em um diálogo de fatos (eu trabalho na empresa X, há Y anos e minha função é Z). Se alguém te perguntar onde você trabalha, fale também de sua experiência profissional e de sua carreira — uma história. Outra vantagem dessa técnica é que atualmente as pessoas mudam de carreira e de trabalho mais frequentemente, então ao falar da história toda há uma chance maior de achar interesses e experiências comuns.

3. Pergunte por que e como
O ser humano adora falar sobre si mesmo. Tente maneirar e mostre interesse pelo interlocutor. Faça perguntas que permitem uma resposta mais detalhada. Por exemplo, se a pessoa é nova na cidade, não pergunte quando ela se mudou, pergunte o motivo.

4. Leve um colega
Chegar sozinho pode ser mais difícil. Chame mais um ou dois colegas. Bellis diz que três é um bom número para o grupo. Você pode conhecer alguém enquanto seus dois amigos conversam e, se estiverem juntos, as pessoas se sentirão mais à vontade para entrar na conversa.

5. Use seu tempo de maneira inteligente
É importante saber quando ir embora e quando sequer comparecer. Eventos assim costumam acontecer depois do trabalho e ter a energia para socializar em alguns momentos pode ser um esforço grande demais. Você não precisa bater ponto em todos os encontros. E se em algum deles sentir, nos primeiros 15 minutos, que o perfil de contato que você procura não estará presente, não insista.

 

Fonte: Época Negócios