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Como delegar seu tempo?

Concentrar atividades prejudica o andamento de qualquer negócio e cria entraves sérios às carreiras de empreendedores e executivos ao redor do mundo

Poucas coisas são tão preciosas quanto nosso tempo. Afinal, como disse uma vez Napoleão Bonaparte, territórios, instrumentos, poder, tudo isso se pode recuperar. Tempo, não. Por isso, é fundamental saber organizar bem o uso que você faz do seu. E isso passa por uma questão primordial: delegar. Concentrar atividades prejudica o andamento de qualquer negócio e cria entraves sérios às carreiras de empreendedores e executivos ao redor do mundo.

“Você tem tempo? Se não tem, está precisando delegar mais”, afirma Marisabel Ribeiro, que voltou ao meuSucesso.com nesta semana, dessa vez dedicado ao tema “gestão do tempo”. Ela ressalta na aula que existem vários ladrões do tempo e cita alguns: interrupções, reuniões, atividades paralelas, não saber dizer não, ambiente de trabalho agitado, visitas, telefonemas, e-mails. Nenhum, no entanto, é tão feroz quanto a dificuldade de delegar.

Mas por que não delegamos? Marisabel afirma que há uma série de fatores envolvidas nesse tipo de cenário. No entanto, um conjunto de medos responde pela maior parte das barreiras impostas à delegação por profissionais e empreendedores dos mais variados segmentos.

“E se eu delegar e alguém fizer melhor que eu, como fico?”. “Não sei se saberão fazer”. “Faço melhor e mais depressa”. “Nunca fica bom o bastante”. “Deleguei. Quando voltei, estava tudo para ser feito”. Se você já se pegou pensando ou se perguntando coisas desse tipo, está na hora de começar a rever suas atitudes perante a equipe que lidera.

Para quem tem esses tais medos, delegar pode até parecer algo assustador. Mas, na prática, você vai perceber que as coisas podem ser bem mais simples. Basta saber a maneira certa de delegar. Marisabel explica que o mais importante para que as atividades delegadas sejam bem executadas é prezar pela qualidade da delegação.

Para delegar com qualidade ela indica seguir três pontos básicos:

1 – Delegar as atividades certas às pessoas certas

Isso significa desenvolver uma visão ampla sobre a organização, reconhecer as potencialidades de cada profissional e, assim, saber como distribuir as responsabilidades às pessoas certas. E lembre-se também de que há atribuições que, de fato, são suas e não podem ser repassadas.

2 – Desafiar para aprender
Delegar é uma maneira de desenvolver as pessoas que trabalham com você. Da mesma maneira que você teve a chance de se desenvolver um dia, elas também precisam ter. Para o bem da organização que você lidera.

3 – Abrir o caminho para crescer

Se estiver sempre ocupado fazendo as mesmas coisas, você nunca conseguirá fazer coisas novas. “E a gente só cresce fazendo coisas novas”, afirma Marisabel.

 

 

 

Fonte: Administradores