Home » Empreendedorismo » Empreendedora de 16 anos consegue pagar a própria faculdade e lança livro para inspirar meninas

Empreendedora de 16 anos consegue pagar a própria faculdade e lança livro para inspirar meninas

Maya Penn é CEO de uma empresa de roupas – feitas com material reciclável -, programadora, faz palestras motivacionais e tem sete funcionários. Ela se orgulha em dizer que quer estimular mais jovens para que também consigam realizar seus sonhos

Palestra no Ted Talks já acumula 1,3 milhão de visualizações  (Foto: Reprodução/ YouTube)

Aos 16 anos Maya Penn já é CEO da sua própria empresa de roupa, também é ativista ambiental, programadora de tecnologia e faz palestras motivacionais. Seus vídeos no TED Talks acumulam 1,3 milhão de visualizações.

A mais recente empreitada de Maya é o livro “You Got This!: Unleash Your Awesomeness, Find Your Path, and Change Your World” [“Você Consegue! Liberte seu Lado Incrível, Ache Seu Caminho e Mude o Seu Mundo”, em tradução livre]. A intenção de garota com a obra é dar conselhos a jovens leitoras para que encontrem sua paixão a partir da criatividade.

Conselho que ela segue à risca. Graças a sua palestra no TED Talks, em 2013, ela entrou para o seleto ranking dos maiores pensadores e realizadores em ascensão no mundo. “Quando você se doa através do seu coração, os movimentos são despertados, as oportunidades e a inovação são criadas e é aí que as ideias ganham vida”, disse em seu discurso.

Capa do livro escrito por Maya (Foto: Divulgação)

Mas trajerória de Maya como empreendedora começou ainda mais cedo, aos oito anos. Foi quando ela começou a vender online faixas de cabelo feitas a partir de material reciclável. “Eu pensei, ‘bom, posso jogar minhas ideias na rede e as pessoas vão comprar’. Tecnicamente, eu já tinha administrado empresas antes – sabe, já vendi pizzas de plástico para os meus bichos de pelúcia”, brinca Maya em entrevista ao CBS News.

Sua empresa, Maya’s Ideas, tem sete funcionários e hoje também vende acessórios, camisetas e echarpes, tudo desenhado num estúdio dentro da sua própria casa em Atlanta, nos Estados Unidos. Ela não frequenta a escola porque seus pais optaram por ensiná-la em casa. Assim, se divide entre os estudos e a função de CEO. Ela não revela o lucro da empresa, mas se orgulha em dizer que já tem dinheiro suficiente para pagar a faculdade. “Já estou garantida e ainda mantenho meus sete funcionários”, diz à TV americana.

E não para por aí. A menina que aprendeu a usar o computador com quatro anos, ainda escreve e programa os códigos para seu site e produz pequenos filmes sobre o meio ambiente. O conselho que ela dá para outras meninas? Dê um passo para trás, explore e imagine. “Eu acho importante encorajar meninas para que sigam suas paixões, para que encabecem mudanças e sejam pensadoras criativas. Quero que saibam que elas podem fazer qualquer coisa, apenas precisam acreditar nelas mesmas”, aconselha. Outra dica de Maya: “Você não pode permitir que lhe digam ‘não’. A única pessoa que pode atrapalhar o seu caminho é você mesma e, ainda assim, você não deveria deixar isso acontecer.”

 

 

Fonte: Revista Marie Claire